Os chakras são os centros captadores, armazenadores e distribuidores de energia vital do nosso corpo. Devemos ao Yoga a introdução desses conceitos no ocidente. Na prática do Yoga trabalham-se todos os chakras (existem centenas pelo corpo), mas confere-se atenção especial aos sete principais, que se encontram ao longo do eixo vertebral. Os estudos em torno dos chakras são de fundamental importância para se compreender como o Yoga atua no objetivo de auxiliar o desenvolvimento espiritual.

O homem é considerado um microcosmo porque foi criado à imagem do macrocosmo, Deus. Possuímos além do corpo físico, os corpos sutis. Na filosofia oriental, o corpo humano é dividido em sete partes: Atman: essência divina, Buddhi: mente espiritual, Buddhi Manas: intelecto, Kama Manas: mente instintiva, Kama Rupa: corpo astral, Linga Sharira: corpo vital e Sthula Sharira: corpo físico.

O corpo físico, essa matéria que vemos e tocamos, é denso, pesado e de frequência vibratória mais baixa. Já o corpo astral ou corpo etérico é fluídico, de frequência vibratória mais alta, menos denso e não perceptível pelos cinco sentidos. O corpo astral é constituído de matéria em estado energético e é o intermediário entre o espírito e o corpo físico. Sendo assim, o corpo físico possui a cobertura de um corpo eletromagnético, este que surge da circulação de correntes elétricas armazenadas no cérebro.

Nosso sistema nervoso é vasto e complexo, transporta as correntes elétricas em forma de ondas e frequências muito variadas. No corpo físico, onde o tecido nervoso é mais concentrado, existirão maiores quantidades de circuitos e correntes elétricas, como no encéfalo, no conjunto de plexos, na coluna vertebral e nas glândulas endócrinas. Nestes pontos, formam-se vórtices eletromagnéticos, que são denominados chakras (pronúncia “tchakras”). Cada escola filosófica dá uma explicação e uma denominação aos centros de força vital. Reiki os denomina de anéis. Física quântica, de pontos magnéticos. Psicologia moderna, de bioenergia. Acupuntura, de meridianos.

Podemos influenciar no equilíbrio e desenvolvimento dos chakras, canalizando o fluxo da nossa energia vital. As técnicas do Yoga nos possibilitam o treino mental e físico capaz de influenciar no nosso corpo sutil. Os asanas (posturas) do Yoga, além de proporcionarem força, estabilidade, alongamento e resistência, atuam diretamente sobre os plexos nervosos e glândulas endócrinas, apresentando notáveis resultados e efetivas modificações positivas de personalidade. E através dos pranayamas (exercícios respiratórios), conduzimos o prana (energia vital) e estimulamos a circulação sanguínea e energética dos chakras.

Todos os chakras possuem elementos relacionados que podem ser trabalhados em conjunto com a prática do Yoga, para os estimularem. Através da meditação, utilizando mantras e afirmações. Da cromo e aromaterapia. De pedras e cristais colocados no ambiente da prática, que trazem a energia da natureza. E por fim, com base em uma alimentação natural, saudável e equilibrada. Cada chakra está associado à funções particulares dentro do corpo e à questões específicas da vida e como lidamos com elas, tanto dentro de nós, quanto em nossas interações com o mundo.

Vivemos em um tempo, principalmente no ocidente, onde não há incentivo para prestar atenção aos níveis naturais de energia do nosso corpo. Muitas vezes, quando estamos cansados, ignoramos a necessidade de descansar e manipulamos nossos corpos com cafeína, açúcares e outros estimulantes para criar uma falsa sensação de energia. Quando estamos superestimulados e precisamos relaxar, muitas vezes comemos em excesso, utilizamos álcool e/ou drogas (também chamadas de remédios) para diminuir a ansiedade e a velocidade. O Yoga nos oferece uma escolha diferente: ouvir o que o nosso corpo requer e nos nutrir de verdade, usando práticas adequadas de asanas e pranayamas para gerar energia ou relaxamento. Uma vez feito isso, podemos sentir um pouco do nosso verdadeiro poder pessoal.

Tudo isso nos ajuda a compreender que somos essa união, de corpos físico e sutis, e precisamos trabalhar a parte física, moral, mental, espiritual e energética para vivermos em harmonia e realizados. Através do Yoga, conseguimos atingir este objetivo. Veja mais em O que é Yoga?

Confira mais sobre cada um dos centros de força vital em Principais Chakras.

Namastê ॐ

Categorias: ChakrasHatha Yoga