É possível uma criança praticar Yoga? Não só é possível, como é muito benéfico!
Assim como os adultos, ao executar os Ásanas (posturas), as crianças aprendem a conhecer melhor o próprio corpo e através dos Pranayamas (exercícios respiratórios) a encontrar a paz interior.
O fato de não ser uma atividade competitiva, faz com que os pequenos se sintam mais à vontade para interagir e praticar. Música, histórias e jogos aliados aos conceitos dessa filosofia milenar, são métodos lúdicos utilizados nas aulas. Veja abaixo alguns dos benefícios:
Consciência corporal e respeito aos seus limites
As crianças conhecem diferentes movimentos, o que aumenta a sua consciência corporal. Como cada corpo tem suas peculiaridades, em cada prática as crianças aprendem a respeitar seus limites e ter paciência para conseguir realizar os exercícios.
Flexibilidade e força para músculos e ossos
Várias posturas ajudam no fortalecimento dos ossos e músculos, além de trabalharem as articulações. Ter boa flexibilidade ajuda a prevenir futuras lesões.
Coordenação motora
Alguns exercícios estimulam o desenvolvimento da habilidade motora, e as crianças passam a ter um maior domínio sobre seu corpo.
Concentração e equilíbrio
Realizar as posturas de equilíbrio requer muito foco. A prática constante ajuda as crianças a terem, não só durante as aulas mas em qualquer atividade, mais concentração e disciplina, estimulando o equilíbrio corporal e emocional.
Aquietar seus pensamentos através da respiração
Ensinar as crianças a relaxar, a respirar corretamente e a praticar afirmações positivas faz parte das técnicas do Yoga. A respiração diminui a ansiedade, traz paz, tranquilidade e faz a ligação entre o corpo e a mente.
Aumento da autoestima e autoconfiança
Ao executar as posturas, as crianças descobrem novas capacidades e naturalmente passam a realizar as atividades do dia a dia com mais confiança e coragem.
Criatividade e imaginação
De uma forma lúdica, os pequenos utilizam seus corpos para imitar animais, elementos da natureza e objetos que existem a seu redor. Dessa forma são estimulados a expressar sua capacidade de imaginação e criatividade.
Autoanálise e autocontrole
Através da prática da meditação, naturalmente vai despertando na criança o interesse de observar-se, de perceber como cuidar e tratar as pessoas, de como se comportar e cuidar de si mesmo.
Amor ao próximo
Um dos conceitos do Yoga é o respeito. Viver em harmonia com você mesmo, com seu próximo e com o meio ambiente é uma lição que a prática ensina. Nas aulas ensinamos que somos todos iguais, com isso procuramos inspirar as crianças a serem gentis, pacientes, aceitando e respeitando as dificuldades que possam acontecer em seus relacionamentos com os outros.
Dhanurasana Ardha Purvottanasana Bhujapidasana Adho Mukha Svanasana Urdhva Mukha Salamba Sarvangasana
Agora que você já conhece alguns dos benefícios dessa filosofia, também para os pequenos, que tal começar a praticar? Entre em contato com a gente para mais informações sobre a agenda de aulas para crianças!
Namastê ॐ
Referências: Crispitanga.com.br, Yogacomhistorias.com.br, Guiainfantil.com.
Imagens: Freepik