As técnicas do Yoga são fundamentais para desenvolver e equilibrar todo o nosso organismo físico, moral, mental, espiritual e energético, como os chakras. Através da prática, podemos liberar bloqueios em nossos centros de força e ir em busca da consciência superior. Leia mais em Os Chakras e o Yoga.
Através de situações externas e hábitos internos, como tensão física prolongada, baixa autoestima e auto conceitos limitantes, um chakra pode se tornar deficiente ou excessivo e portanto, desequilibrado. Esses desequilíbrios podem ser crônicos, como vindo de experiências negativas da infância, dor ou estresse do passado e valores culturais internalizados, ou se desenvolverem temporariamente. Um chakra desequilibrado não recebe energia apropriada e nem a manifesta no mundo.
Abaixo é explicado sobre cada um dos sete principais chakras, os benefícios de mantê-los em harmonia e como equilibrá-los. Nos asanas (posturas) do Yoga, são trabalhados mais de um chakra, porém existem algumas posturas que estimulam mais certos centros de força. Outros elementos também podem ser utilizados, como pranayamas (exercícios respiratórios), aromaterapia (do ambiente ou em massagens), cromoterapia (luz ambiente, ingestão de alimentos e/ou mentalização das cores), cristaloterapia (colocados no ambiente de prática ou em massagens), mudras (gestos reflexológicos) específicos e através de mantras e afirmações na hora da meditação.
Chakra Muladhara (ou básico)
Muladhara (mula=raíz, fonte; adhara=suporte, parte vital). Está localizado no períneo. Este chakra está relacionado à base da coluna, pernas, pés e intestino. Ele rege os sistemas muscular e circulatório. É associado ao elemento terra, representando o aterramento físico e emocional. Administra os instintos primitivos e impulsos de sobrevivência. Sua função é captar a energia bruta do magnetismo terrestre. É o ponto de origem de todo o sistema energético e também o ponto de retorno, pois as demais atividades energéticas dependem dessa vitalidade básica.
A desarmonia neste chakra pode estimular sentimentos como insegurança, raiva, tensão, vergonha, violência, ganância, acúmulo de posses ou dinheiro e medo de mudanças no corpo, família, finanças e negócios. Pode estar relacionado à doenças como anemia e pressão baixa.
Quando equilibrado desperta a coragem, estabilidade emocional, individualidade, paciência e segurança. Os principais asanas para auxiliar no equilíbrio deste chakra são os que ajudam a experimentar o aterramento dos pés no chão, gerando firmeza e estabilidade.
- Mantra: Lam
- Afirmação: Eu sou
- Cromoterapia: Vermelho
- Cristaloterapia: Rubi, Jaspe Vermelho, Quartzo vermelho, Granada
- Aromaterapia: Patchouli, Mirra, Cedro, Gerânio
- Asanas: Tadasana, Malasana, Uttanasana, Vriksasana, Virabhadrasana
Chakra Svadhisthana (ou esplênico)
Svadhisthana (sva=força vital, alma; adhisthana= residência,morada). Está localizado no baixo ventre, próximo a região lombar. Este chakra está relacionado aos quadris, sacro, região lombar, bexiga, rins e gônadas (ovários ou testículos). Está associado com a sensualidade, sexualidade, emoções, intimidade e o desejo.
A desarmonia neste chakra pode estimular sentimentos como medo ou adoração excessivos ao prazer, solidão, falta de contato e resistência com emoções, confusão e ciúme. Pode estar relacionado à doenças do sistema imunológico e reprodutor, cãibras, problemas da bexiga e sexuais.
Quando equilibrado desperta a assimilação de novas ideias, aumento do desejo e prazer sexual, tolerância e vitalidade física. Os principais asanas para auxiliar no equilíbrio deste chakra são os que nos ajudam com adaptabilidade e receptividade, como os de abertura de quadris e pélvis e flexões frontais.
- Mantra: Vam
- Afirmação: Eu sinto
- Cromoterapia: Laranja
- Cristaloterapia: Cornalina, Calcita Laranja, Opala de Fogo
- Aromaterapia: Ylang-ylang, Gerânio, Jasmim, Sândalo, Hortelã
- Asanas: Baddha Konasana, Deviasana, Upavistha Konasana, Kurmasana, Eka Pada Rajakapotasana
Chakra Manipura (ou umbilical)
Manipura (manas=mente, surya=sol). Está localizado entre as costelas, no encaixe onde repousa o diafragma. Também é conhecido em algumas filosofias como “plexo solar”, como se uma pequena versão do Sol fizesse morada nesta parte do corpo. Este chakra está relacionado ao estômago, baço, fígado e pâncreas, atuando sobre todo o sistema digestivo e metabólico. É associado a com a autoestima e com o poder de transformação.
A desarmonia neste chakra pode estimular sentimentos como medo, ansiedade, vitimismo e baixa autoestima. Pode estar relacionado à doenças gastrointestinais e distúrbios alimentares.
Quando equilibrado desperta o autocontrole, autotransformação, energia vital, bom humor e poder pessoal. A qualidade de autoridade supera a inércia. Os principais asanas para auxiliar no equilíbrio deste chakra são os que estimulam a força do core, a confiança.
- Mantra: Ram
- Afirmação: Eu faço
- Cromoterapia: Amarelo
- Cristaloterapia: Ambar, Olho de Tigre, Ouro, Citrino, Calcita Amarela
- Aromaterapia: Erva doce, Hortelã, Laranja, Alecrim
- Asanas: Utkatasana, Navasana, Dhanurasana, Urdhva Prasarita Padasana, Santolanasana, Matsyendrasana
Chakra Anahata (ou cardíaco)
Anahata=ileso. Está localizado no centro do tórax. Este chakra está relacionado ao ritmo fundamental da vida, tanto pela pulsação do coração, quanto pela respiração dos pulmões. É o ponto de equilíbrio, integrando o mundo da matéria (os três chakras inferiores) ao plano astral (os três chakras superiores). É associado às efusões de amor puro e desinteressado, imenso potencial curativo e regenerador, como também a capacidade de percepção da atmosfera emocional de um ambiente. Administra a interiorização e exteriorização sentimentais.
A desarmonia neste chakra pode estimular sentimentos de timidez e solidão, incapacidade de perdoar e falta de empatia. Pode estar relacionado à doenças respiratórias, cardíacas, tendências depressivas e dependência material e/ou afetiva.
Quando equilibrado desperta emoções perante as questões afetivas e o amor pelas atividades corriqueiras, aflora a espiritualidade, a capacidade de entendimento e perdão. Este chakra é o responsável pelo amor altruísta e é desenvolvido em momentos de benquerença e ternura incondicional. Quando escolhemos o amor, o medo desaparece e nossa prática assume uma qualidade alegre. Os principais asanas para auxiliar no equilíbrio deste chakra são os que de abertura de peito e alongamentos de ombros.
- Mantra: Yam
- Afirmação: Eu amo
- Cromoterapia: Verde
- Cristaloterapia: Quartzo Verde, Jade, Malaquita, Turmalina Verde, esmeralda
- Aromaterapia: Rosa, Melissa, Manjerona, Eucalipto
- Asanas: Matsyasana, Chakrasana, Ushtrasana, Bhujangasana, Urdhva Mukha Shvanasana
Chakra Vishuddha (ou laríngeo)
Vishuddha=puro. Está localizado pouco abaixo do centro do pescoço. Este chakra está relacionado às glândulas tireóide e paratireoide, traqueia, laringe e sistema linfático. É associado com o aparelho fonador. Devemos primeiro contemplar (Sahasrara), refletir (Ajna) e só então falar (Vishuddha). É responsável pela clariaudiência, ou seja, pela audição de sons e vozes de domínios extra físicos (etéricos, astrais, manásicos). Administra a nossa verdade interior e nos ajuda a encontrar uma maneira pessoal de transmitir nossa voz ao mundo exterior.
A desarmonia neste chakra pode estimular sentimentos como medo do fracasso ou sucesso, frustração, mágoa. Pode estar relacionado à doenças de toda a região laringotraqueal, tensões nos ombros, distúrbios hormonais relacionadas à tireoide, inflamações na garganta e perda de voz.
Quando equilibrado desperta uma melhor comunicação ao falar e ao ouvir, ampliando o autoconhecimento e a maneira como nos relacionamos com o mundo. Uma melhor qualidade das vias respiratórias e equilíbrio da tireoide. Ler poesias em voz alta ou simplesmente cantar junto com sua música favorita, e perceber como essas vibrações atuam positivamente nosso corpo, é uma ótima maneira de desenvolvê-lo. Os principais asanas para auxiliar no equilíbrio deste chakra são de extensões e flexão de pescoço e aberturas de ombro.
- Mantra: Ham
- Afirmação: Eu falo
- Cromoterapia: Azul turquesa
- Cristaloterapia: Topázio Azul, Turquesa, Calcita Azul, Quartzo Azul, Angelita, Água Marinha
- Aromaterapia: Hortelã-pimenta, Limão, Erva Doce, Camomila, Tangerina
- Asanas: Chakrasana, Halasana, Jathara Parivartanasana, Sarvangasana, Setu Bandha Sarvangasana
Chakra Ajna (ou frontal)
Ajna=comando. Está localizado entre as duas sobrancelhas. Seu nome em sânscrito significa “o centro da percepção”, também conhecido como o “terceiro olho”. Este chakra está relacionado ao funcionamento neurológico, atuando na integração dos dois hemisférios cerebrais, e às glândulas hipófise e pineal, importantes no equilíbrio psico-fisiológico do corpo humano. É associado ao aspecto intelectual e a capacidade cognitiva do indivíduo e rege o pensamento. Administra as capacidades anímicas como a clarividência e a percepção sutil. Está envolvido na criação e percepção da arte e no reconhecimento de que o que vemos tem um impacto poderoso em nós.
A desarmonia neste chakra pode estimular sentimentos perseguição, tensão, ressentimento, dificuldade de concentração e pesadelos. Pode estar relacionado à doenças da visão, distúrbios endócrinos, dores de cabeça.
Quando equilibrado desperta a sensibilidade e percepção energética, estimula capacidades anímicas, concentração, devoção, intuição, imaginação, realização e sabedoria. Está em maior atividade nos momentos de serenidade, silêncio interno, meditação, estudo, leitura e de ímpetos de colaboração. Razão pela qual ele se desenvolve com a evolução intelectual da pessoa. Criar imagens e visualizações positivas é uma prática que ajuda em sua harmonia. Os principais asanas para auxiliar no desnvolvimento deste chakra são os de equilíbrio e os que permitem direcionar o Drishti (direcionamento do olhar) para área do terceiro olho.
- Mantra: Om
- Afirmação: Eu vejo
- Cromoterapia: Azul índigo
- Cristaloterapia: Sodalita, Safira Azul, Lápis Lazuli, Turmalina Azul, Pedra da Lua
- Aromaterapia: Lavanda, Alecrim , Laranja
- Asanas: Garudasana, Natarajasana, Balasana, Padmasana e variações
Chakra Sahasrara (ou coronário)
Sahasrara=mil. Está localizado no topo da cabeça. É chamado desde a antiguidade de “lótus de mil pétalas”. Este chakra está relacionado às glândulas hipófise e pineal, importantes no equilíbrio psico-fisiológico do corpo humano. Administra a atitude geral do homem com a vida, sua ligação com o sagrado e com a intuição. Efetua a ligação com o “Eu Superior”, o núcleo consciente subjacente à forma transitória da personalidade ou ego.
A desarmonia neste chakra pode estimular sentimentos como apatia, ceticismo espiritual, fobia, negativismo, materialismo e insegurança emocional. Pode estar relacionado à doenças no sistema nervoso central, acarretando perda de memória, desequilíbrio psíquico e tontura.
Quando equilibrado desperta o crescimento da compreensão da unidade com o cosmo universal, estabilidade absoluta, sintonia com pensamentos mais sutis como fraternidade generalizada e fenômenos mediúnicos. Os principais asanas para auxiliar no equilíbrio deste chakra são os relativos à meditação e os invertidos.
- Mantra: Om
- Afirmação: Eu compreendo
- Cromoterapia: Violeta e Branco
- Cristaloterapia: Ametista, Diamante, Safira Violeta, Pirita, Calcita Dourada
- Aromaterapia: Lavanda, Sândalo, Benjoim
- Asanas: Sirsasana, Sarvangasana, Prasarita Padottanasana, Ardha Pincha Mayurasana, Adho Mukha Shvanasana, Padmasana e variações
Namastê ॐ
Referências: Wikipédia, Faça Yoga antes que você precise (DeRose), Os Yogasutras de Patanjali (Carlos Eduardo G Barbosa), Meditação e Autoconhecimento (DeRose), Curso de formação em Hatha Yoga (Escola Ponto de Equilíbrio), Curso de Cromoterapia e Aromaterapia (Prime ), Yogajournal.com, Aprendizdeiogue.blogspot.com, Triada.com.br, Sendadobem.com.br, Blog.namaste108.com
Imagens: Freepik